Atualmente observamos cada vez mais a importância de ter uma alimentação adequada para mantermos nossa visão saudável. Os olhos são órgãos sensíveis e sofrem com o estresse oxidativo, que nada mais é, o excesso de radicais livres, que pode causar o envelhecimento precoce das células.
O estresse oxidativo ocular acontece por vários fatores, que são, devido à alta taxa de consumo relativo de oxigênio e a alta concentração de ácidos graxos poli-insaturados e a exposição excessiva aos raios solares sem a proteção adequada. Devido a estes fatores, é fundamental manter bons hábitos alimentares como forma de prevenção. Pesquisas comprovaram que a ingestão adequada de vitaminas, minerais, antioxidantes e ácidos graxos, são nutrientes necessários à saúde ocular.
Vitaminas
Vitamina A – possui poderosos antioxidantes, que auxiliam no combate ao estresse oxidativo. A vitamina A atua na formação da pigmentação visual, no crescimento, desenvolvimento e na manutenção das células das camadas superficiais da córnea e da conjuntiva. Ela pode ser encontrada em alimentos de origem animal como vísceras, gemas de ovos, leite integral e seus derivados. A deficiência de vitamina A compromete a imunidade ocular, consequentemente, aumenta o risco de desenvolver a xeroftalmia, que é a cegueira noturna.
A zeaxantina e a luteína apresentam a capacidade singular de atuarem como filtros para radiação luminosa proveniente dos raios solares. Vale lembrar que no colostro, o leite materno da primeira mamada, são encontradas altíssimas quantidades de luteína. Alimentos verdes-escuros, como couve, acelga, espinafre e brócolis, e os amarelos/alaranjados como o milho, ovos, laranja e cenoura são alimentos ricos em luteína e zeaxantina.
Vitamina B2 – É hidrossolúvel e possui participação na produção de energia das células, tornando-se importante para a integridade das células corneanas. A maior fonte encontrada na natureza de vitamina B2 é o leite. Laticínios, carne de fígado e folhas verdes também são ótimas fontes.
Vitamina E – É um dos principais antioxidantes do corpo humano, atuando na conservação dos ácidos graxos presentes nos olhos, cuja função é proteger o globo ocular e mantê-lo hidratado. A vitamina E previne a peroxidação lipídica, que é o dano oxidativo causado aos ácidos graxos oculares.
Vitamina C – Considerada um dos mais importantes antioxidantes hidrossolúveis do corpo, ela está presente em grande quantidade no globo ocular, ajudando no combate aos radicais livre. As frutas e vegetais são as melhores fontes de vitamina C. As brutas mais ricas neste nutriente é a acerola e a camu-camu, além das demais como, morango, kiwi, caju, cranberry, goiaba e goji berry, os vegetais que compõem estes nutrientes são o brócolis, couve de Bruxelas e o pimentão.
Minerais
O zinco e o cobre são os dois minerais considerados essenciais para a saúde ocular.
Zinco – Está presente em mais de 300 reações bioquímicas no corpo humano, podendo ser encontrado nos tecidos oculares em altíssimas concentrações. No olho sua principal função é a antioxidante, ajudando a fortalecer a imunidade ocular e diminuindo os dados relativos ao estresse oxidativo, além disso, o zinco protege os olhos da ação dos raios solares.
Fontes principais de zinco são as sementes de abóbora e girassol, ostras, carne vermelha, carne de porco cozida, feijão e lentilha, amendoim, amêndoa, castanha de caju, noz-pecã, castanha do Pará e gérmen de trigo.
Cobre – É importante para a formação do colágeno, constituinte primordial nos tecidos conjuntivos oculares, além de ajudar na formação de hemoglobina, que leva mais sangue aos tecidos oculares. As fontes que mais se encontram o cobre é a aveia, brócolis e cacau em pó.
Ácidos graxos
Os ácidos graxos são muito importantes para os olhos, principalmente para a retina, uma vez que protegem na transmissão e formação do estímulo visual, agindo como anti-inflamatório natural, auxiliando a manter o filme lacrimal hidratado e prevenindo os olhos secos.
Os peixes de águas frias, como o salmão e o atum, são os alimentos que mais possuem a quantidade de ômega 3, DHA e EPA. Isso está relacionado ao fato de viverem em ambiente frio, sua tendência é de acumular mais gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, especial o ômega 3.
Outras notícias
Agende agora
a sua consulta
No ICL Olhos nosso atendimento é 24h disponível
para você, não perca tempo e agende agora sua
consulta, estamos prontos para atender você.
O que dizem
nossos clientes
Parcerias pensando
no melhor para você
Veja os convênios que o ICL oferece aos seus clientes
Saiba como chegar
até o ICL Olhos
62 3252-6800
Av. T-2, 435 – St. Bueno,
Goiânia – GO, 74210-010