Conhecida como xeroftalmia, a deficiência de vitamina A é mais comum em crianças e idosos, especialmente em regiões mais pobres.

A vitamina A é um componente indispensável para garantir a acuidade visual, a diferenciação dos tecidos e manter o crescimento adequado. A falta desta vitamina pode ocasionar a xeroftalmia, também conhecida como ceratoconjuntivite seca ou olho seco, uma enfermidade que se caracteriza pela alteração na produção de lágrimas ou em sua composição, pela secura da pele, córnea, das conjuntivas e o aparecimento de manchas de Bitot. Em casos mais graves de xeroftalmia, podem ocorrer a necrose da córnea e ulceração.

Sintomas – Seu primeiro sintoma é a cegueira noturna. Pode ocorrer outros sintomas como a perda de paladar, alterações na pele e a dificuldade de cicatrização. A piora do quadro pode reverter em perda parcial ou total da visão.

Tratamento – Os primeiros sinais da xeroftalmia podem ser tratados com doses diárias de vitamina A durante a semana. As doses podem ser corrigidas de acordo com a presença de danos na córnea.

Aviso: Doses de vitamina A são distribuídas nas regiões mais carentes para prevenir a xeroftalmia e tratar pacientes em estágios iniciais da doença.

Lembrete: Manter uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para o equilíbrio e saúde do corpo. Sendo assim, inclua alimentos ricos em vitamina A em sua dieta. Os alimentos que mais possuem esta vitamina são os alaranjados ou vermelhos e verde escuro, como: cenoura; abóbora; pêssegos; mamão; pimentão vermelho e amarelo; brócolis; espinafre; salsa; etc. Laticínios, leite e gema de ovo também são fontes ricas dessa vitamina.

Proteja seus olhos sempre que possível contra a agressão de agentes externos, como vento, ar condicionado e poluição. Nos dias mais secos, coloque uma vasilha com água nos ambientes que mais permanece, para ajudar na umidade, são algumas formas de mantê-los saudáveis.

Outras notícias

Atualmente observamos cada vez mais a importância de ter uma alimentação adequada para mantermos nossa vis...

Agende agora

a sua consulta

No ICL Olhos nosso atendimento é 24h disponível
para você, não perca tempo e agende agora sua
consulta, estamos prontos para atender você.

O que dizem

nossos clientes

1000 +

Consultas realizadas

650 +

Cirurgias realizadas

750 +

Exames realizados

970 +

Clientes satisfeitos

Parcerias pensando

no melhor para você

Veja os convênios que o ICL oferece aos seus clientes

Saiba como chegar

até o ICL Olhos

62 3252-6800

  Av. T-2, 435 – St. Bueno,
      Goiânia – GO, 74210-010

Atendimento 24 horas, venha pro ICL Olhos!

Oi, como podemos ajudar você?