Para quem não gosta de usar óculos em determinadas ocasiões, as lentes de contato são um importante recurso para “solucionar” problemas de visão como a hipermetropia, astigmatismo, presbiopia e miopia.
Ela tem a função terapêutica no tratamento de algumas doenças oculares e após procedimentos cirúrgicos.
É necessário usar as lentes corretamente para manter a saúde ocular, sendo que elas sofrem interferências de fatores ambientais e fisiológicos, como a poluição e a lágrima. Por essas razões é importante saber como tomar os devidos cuidados. Fique atento a nossas dicas e mantenha sua visão saudável.
1. Limpeza da lente: As lentes devem ser higienizadas antes e depois do uso, evitando que micro-organismos externos entrem em contato com o olho, prevenindo possíveis infecções.
Este procedimento deve ser repetido antes e depois usar as lentes de contato. Para a higienização da lente é preciso higienizar as mãos, assim é possível manusear as lentes sem risco de contaminação, as lentes devem ser limpas utilizando algumas gotas da solução. É importante nunca reutilizar a solução que ficou no estojo após as lentes serem colocadas nos olhos, sempre usar uma nova porção de solução a cada armazenamento.
2. Limpeza do estojo: É preciso usar a mesma solução que foi usada na limpeza das lentes para limpar o estojo. Só coloque as lentes no estojo, depois que os mesmos estejam cheios com a solução. Lembre-se: deixe que o estojo seque no ar, uma vez que o uso de papel ou toalha pode aumentar o risco de contaminação e fazer a troca do estojo a cada três meses também ajuda a evitar a contaminação.
3. Como colocar e tirar a lente de contato: Ao serem colocadas, observe se as lentes não estão invertidas. Observe, se as bordas ficarem “viradas” para o lado de fora, a lente está invertida. Após essa verificação, é possível colocar a lente.
Segue cuidadosamente a pálpebra superior e inferior para que você não pisque. Direcione o dedo com a lente de contato e encaixe no lugar, uma vez que as lentes estão no lugar, solte as pálpebras e feche os olhos por um momento. Isso ajuda as lentes a se ajustarem.
Para a retirada, o processo é bem parecido: após a higienização das mãos e escolher o lado, olhe para cima e puxe sua pálpebra inferior com o dedo do meio. Então, encoste o dedo indicador na borda da lente e deslize pra baixo, na parte branca do seu olho. Segura a lente com o indicador e o polegar para removê-la.
4. Use a solução correta: A solução multipropósito cumpre todas as etapas de limpeza, como a remoção de proteínas, desinfecção, conservação do estojo e hidratação prolongada das lentes. Cada solução tem suas características diferentes. Os agentes para desinfecção se deferem pela diversidade de micro-organismos. A solução deve ser indicada somente por um oftalmologista.
5. Quando usar lubrificantes oculares: O uso de soro fisiológico ou água boricada apenas lava a superfície do olho, estes produtos não possuem substâncias hidratantes, portando não lubrificam os olhos. O ideal é utilizar soluções lubrificantes para evitar os olhos secos.
6. O uso correto da lente de contato: Para quem usa maquiagem, é necessário colocas as lentes antes de aplicar os produtos e retira-la antes de aplicar o demaquilante, assim é possível reduzir o risco de deixar as lentes ter contato direto com os cosméticos.
A recomendação de retirar as lentes também são para atividades em piscina ou no mar. Mas as pessoas com altos graus de miopia ou hipermetropia podem usar as lentes, com o uso de óculos de proteção.
7. Com que frequência deve trocar as lentes? Cada tipo de lente possui um tempo de vida definido. Existem lentes de uso diário, aquelas que duram semanas e outras duram meses, dependendo da manutenção adequada e validade. Com o tempo as lentes vão sofrendo alterações que mudam sua permeabilidade e curvatura, portanto, é necessário trocar as lentes que estão fora do prazo de validade. Lentes fora da validade aumentam o risco de infecção e perdem a eficácia. Respeite a validade e consulte seu oftalmologista, uma vez que somente o médico poderá receitar lentes de contato mais adequadas.
Não deixe de sempre consultar um médico oftalmologista em caso de dúvida.
Outras notícias
Agende agora
a sua consulta
No ICL Olhos nosso atendimento é 24h disponível
para você, não perca tempo e agende agora sua
consulta, estamos prontos para atender você.
O que dizem
nossos clientes
Parcerias pensando
no melhor para você
Veja os convênios que o ICL oferece aos seus clientes
Saiba como chegar
até o ICL Olhos
62 3252-6800
Av. T-2, 435 – St. Bueno,
Goiânia – GO, 74210-010